quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entre no ring com a análise de ‘EA Sports MMA’

O MMA, ou Mixed Martial Arts, é um dos esportes que mais cresce na atualidade. O mundo todo está acompanhando as lutas de atletas extremamente habilidosos, incluindo brasileiros como Anderson Silva, Vitor Belfort e Wanderlei Silva, além de outros. Eventos como UFC e Strikeforce unem milhares de pessoas e são verdadeiros espetáculos das artes marciais.

É claro que os video games não ficariam de fora dessa. Como muitos já sabem, a THQ iniciou a série UFC Undisputed no ano passado (2009), trazendo as lutas para os consoles com muita fidelidade. O jogo foi um sucesso absoluto, o que lhe rendeu uma sequência neste ano — intitulada UFC Undisputed 2010.
Mas, logo a companhia foi desafiada por uma das gigantes do ramo do entretenimento eletrônico. Sim, a Electronic Arts decidiu entrar no ringue, ou no octógono, para mostrar que também manda bem. A organização escolhida foi a Strikeforce, que também é a maior rival do UFC na vida real.
O Blog de jogos foi conferir de perto a mais recente obra da EA quando o assunto é pancadaria. Tudo isso graças a uma versão demonstrativa disponibilizada gratuitamente na PlayStation Network (PlayStation 3) e Xbox Live (Xbox 360). Felizmente, tudo indica que teremos um duelo espetacular. Confira mais detalhes.
Aprendendo a lutar
Para a felicidade dos fãs do esporte, a versão demonstrativa de EA Sports MMA está bem recheada. Depois de assistir a um breve vídeo com alguns dos grandes nomes do Strikeforce, como Randy Couture e vários outros. Vale lembrar que muitos dos atletas não são muito conhecidos pelo público, já que a grande maioria das estrelas está no UFC. Isso, entretanto, não significa que o nível de habilidade em Strikeforce deixe a desejar.
OK, então você assistiu à apresentação e está com seu sangue fervendo para entrar no ringue, certo? Sim, mas mantenha a calma. Antes de partir para a pancadaria, aconselhamos o tutorial de EA MMA — mesmo que você já tenha jogado UFC Undisputed. O motivo? A pancadaria da Electronic Arts conta com um sistema de controles completamente diferente de sua rival, a THQ, então é importante conferir.
No tutorial, você vai aprender os movimentos básicos e um pouco sobre os controles. Inicialmente, pode até parecer que EA Sports MMA conta com uma jogabilidade relativamente complicada, mas bastam alguns minutos para que tudo flua bem. O esquema de controles funciona de maneira semelhante à Fight Night Round 4, jogo de Boxe da EA. Basicamente, o jogador utiliza apenas o analógico direito para desferir seus golpes, realizando movimentos que simulam os ataques na vida real.
Para lançar um jab, por exemplo, basta empurrar o manete para cima e em linha reta. Os cruzados exigem que o jogador mova o analógico para direita ou para esquerda e, então, contorne até o topo. Tudo é realmente intuitivo e basta observar os golpes no tutorial apenas uma vez para aprender como lutar de maneira correta em EA Sports MMA.

No chão ou nas grades
Além dos socos, o jogador também pode desferir chutes segurando o botão LT (L2 no PlayStation 3) que serve como um modificador. Uma vez pressionado, basta realizar os golpes no analógico direito para que seu lutador use as pernas como poderosíssimas armas. Outra possibilidade está mapeada no botão Y (triângulo no PlayStation 3),que é responsável pelo famoso clinch, no qual os jogadores entram em um combate próximo e de muitas joelhadas.
Img_normal
Com o botão A (X no PlayStation 3) seu lutador executa agarrões que levam o oponente ao chão. No solo, as coisas mudam um pouco. Os socos e chutes continuam mapeados da mesma maneira, mas o jogador precisa pressionar novamente o botão de agarrar caso deseje adquirir uma posição melhor. Durante as finalizações, temos uma espécie de minigame no qual o objetivo é encontrar o ponto-chave para executar a ação com sucesso. Para isso, basta movimentar o analógico direito e procurar por uma área que ativa a vibração do controle.
EA Sports MMA também guarda algumas ações interessantes no direcional digital. Pressionando para esquerda ou para direita, seu atleta altera sua posição primária, permitindo que o jogador aplique mais força em golpes pertinentes à postura selecionada. Ao pressionar para cima, seu lutador faz o clássico sinal de respeito ao esporte no qual ambos tocam as luvas antes de iniciar a pancadaria — isso depende da vontade de seu oponente também, é claro.
Testando suas habilidades
Bem, além do importantíssimo tutorial — indispensável para quem deseja conferir o jogo de maneira adequada —, a demo também traz um modo de exibição de jogo. Nele, temos duas classes: média e pesado. Na primeira, o jogador pode escolher entre Jake Shields e Jason Miller, enquanto a segunda traz Alistar Overeem e Bobby Lashley para os ringues.
Você pode jogar contra o computador ou então enfrentar um amigo via multiplayer local. Nesse modo, é possível conferir pra valer a ação de EA Sports MMA. Sem dúvidas, o resultado é excelente. A movimentação dos atletas é convincente, os golpes são sólidos e o gráfico é espetacular.

Quem curte o esporte tem boas chances de passar algumas horas desfrutando da experiência provida pelo EA Sports MMA. A Electronic Arts parece ter acertado na fórmula, concebendo um título que tem boas chances de roubar o cinturão do atual campeão (UFC Undisputed). Como se não bastasse, a demo também traz a possibilidade de desbloquear o Classic Couture, uma versão clássica do atleta que é adquirida quando o jogador convida amigos para conferir a demo.
EA Sports MMA é uma boa pedida para os fãs e para qualquer jogador que gosta de um belo game de luta. A fidelidade com o esporte está incrível, tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade. Resta esperar até o dia 19 de outubro deste ano, data em que a pancadaria chega aos ringues do Xbox 360 e PlayStation 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário